Vale a Pena Investir em Energia Solar em Goiânia?
O Brasil é um país onde a luz solar é extremamente abundante. A sua vastidão territorial e a proximidade com a linha do equador faz com que o país tenha enorme potencial para a geração de energia elétrica através da energia solar fotovoltaica. Isso é comprovado com o crescente interesse em sistemas fotovoltaicos e em sua geração de energia.
A energia fotovoltaica já é amplamente utilizada em Goiânia. A cidade tem, como o estado de Goiás inteiro, uma oferta para a energia solar com enorme potencial. Pois se encontram em uma região chamada de “cinturão solar”.
O cinturão solar é uma faixa que vai do Nordeste até o pantanal, nessa faixa a incidência de luz solar é a maior do Brasil. Os níveis favoráveis de irradiação solar presentes no país ajudam na geração e manutenção da energia fotovoltaica, assim a criação de centrais energéticas e a implantação de módulos fotovoltaicos em empresas e residências é muito favorável.
Toda essa abundância de luz solar faz com que o município de Goiânia seja um dos locais em que o investimento em energia solar fotovoltaica é o mais vantajoso possível. Tendo a região o melhor potencial de geração de energia do Brasil.
Os custos de implantação e manutenção dos módulos fotovoltaicos são iguais em todo o território nacional, a abundância solar na região de Goiânia faz com que o retorno que os módulos são muito maiores e em menor tempo. Isso significa que o investimento em energia solar é uma excelente alternativa para a redução da conta de luz.
Energia solar residencial em Goiânia

A cada ano o número de consumidores que utilizam a energia solar fotovoltaica em Goiânia aumentou significativamente. Contando atualmente com a 8ª posição do ranking nacional em instalação de sistemas fotovoltaicos, contando com um total de 4.728 sistemas, sendo cerca de 80% oriundos de sistema de energia fotovoltaica residencial.
Como falamos anteriormente, a grande incidência de luz solar é um dos motivos para essa alta taxa de consumo energético solar por parte das moradias. Outro motivo são os incentivos que o governo estadual oferece para que os cidadãos possam gerar sua própria energia limpa e renovável, compreendendo que isso faz parte de um investimento também para a preservação ambiental, sustentabilidade e melhoria no bem-estar da população.
Entre esses incentivos está a isenção do ICMS que incide sobre a energia gerada e, consequentemente, injetada no sistema da distribuidora regional, devolvendo como créditos para os consumidores todo o excedente que geram. Esses créditos são utilizados em momentos onde não há sol para a geração elétrica, como em dias nublados e à noite.
Esse sistema de compensação se baseia em regras criadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, referente à geração de energia distribuída no país.
O sistema de compensação permite que os consumidores que escolhem gerar sua própria energia através de sistemas fotovoltaicos On-Grid tenham a possibilidade de economizar até 95% na fatura de energia elétrica de suas casas todos os meses.
Para aqueles que têm o privilégio de morar na ensolarada Goiânia o uso de ar-condicionado se torna fundamental, pois com as temperaturas elevadas ao longo de todo o ano é preciso lidar com o calor para viver de maneira confortável. E é nesse ponto que a energia solar se torna mais atrativa, pois a economia da conta de luz e a longevidade dos sistemas fotovoltaicos são nitidamente chamativas.
O cliente solar não teme o uso de ar-condicionado
Os meses de verão e os dias mais quentes ao longo do ano faz com que o ar-condicionado seja necessário, e também acaba sendo o vilão da conta de luz. Porém, o sistema de energia solar em Goiânia consegue amenizar esse alto custo e consumo energético.
O uso do ar-condicionado é mais utilizado justamente quando há a maior incidência de raios solares, incidência essa que faz com que os módulos fotovoltaicos gerem energia elétrica de forma plena e eficiente durante o pico da demanda. Assim é possível a economia financeira sem deixar o conforto de lado.
Dessa forma o ar-condicionado deixa de ser um vilão e torna-se um aliado para suportar o calor da região Centro-Oeste, não afetando o orçamento mensal da família que implantou módulos de energia solar fotovoltaica em sua residência.
O chuveiro elétrico não é mais um vilão no inverno
Os dias frios também existem em uma cidade localizada no cinturão solar brasileiro. Nestes dias há outro vilão da conta de luz: o chuveiro elétrico.
Mas graças à abundância de luz solar no município, a energia elétrica gerada via sistemas fotovoltaicos é o suficiente para aquecer o chuveiro elétrico por, aproximadamente, uma hora por dia. Gerando mais uma vez a diminuição de custos para os consumidores que optam pela independência energética.
Mesmo em dias nublados ou chuvosos, não há porque ter medo do consumo energético do chuveiro elétrico, pois o sistema de compensação estadual gerará créditos para esses dias., uma vez que a geração de energia por sistemas fotovoltaicos é maior que o necessário para a gestão elétrica do imóvel e o excedente é direcionado a concessionárias responsável.
Popularização e importância da energia solar em Goiânia

A matriz energética majoritária de Goiânia advém de usinas hidrelétricas que estão muito distantes da cidade. Necessitando de complexos sistemas de distribuição.
Os sistemas de energia solar fotovoltaica podem ser instalados próximos aos pontos de consumo, assim as perdas distributivas de transmissão são minimizadas. Não havendo custos para a infraestrutura já existente.
Assim auxiliando a matriz energética pré-existente e não ficando a mercê das usinas hidrelétricas em períodos de estiagem, e, também, popularizando a ideia de geração de energia própria, caminhando para a tão sonhada independência energética e a diminuição nos custos do orçamento mensal. Já que o retorno médio do investimento dos módulos é de 4 anos na cidade de Goiânia, com baixo custo de manutenção e com vida útil de até 25 anos.
Todos esses fatores foram essenciais para alavancar o município no ranking nacional de energia fotovoltaica. E esse é apenas um começo para um lugar com um dos maiores potenciais de investimento e implantação de energia solar no Brasil.
Ficou interessado na energia solar? Então não perca mais tempo! Faça uma rápida simulação com a Solstar e descubra o quanto você está deixando de economizar na sua conta de luz.

