fbpx

Tudo sobre: Energia Solar Residencial

A energia solar residencial já é uma realidade para os usuários que querem gerar energia limpa e renovável usando painéis solares. Eles podem utilizá-la para cobrir todo o consumo de eletricidade do imóvel e fazer economias de até 95% em suas contas de eletricidade.

O que é a energia solar residencial?

A energia solar residencial consiste na instalação de painéis solares e sistemas de captação de energia fotovoltaica para proporcionar relativa autonomia energética às propriedades residenciais e economia nas contas de eletricidade.

A principal diferença entre este tipo de aplicação e aqueles utilizados em estabelecimentos comerciais ou industriais é o poder de geração de energia. Estas instalações requerem muitas vezes mais energia do que as casas e, portanto, têm um sistema que pode captar e comprar mais energia solar. Os sistemas fotovoltaicos, por exemplo, utilizam a rede elétrica para gerar e distribuir energia solar.

Tipos de energia solar para edifícios residenciais

A instalação de sistemas fotovoltaicos em casas residenciais pode resultar em poupanças significativas nos preços da eletricidade. Embora seja uma tecnologia relativamente nova, este benefício está crescendo nas proprietários que escolhem a energia solar para as suas casas a cada ano.

Começar com este tipo de geração de energia é relativamente simples e direto, mas uma melhor compreensão das opções disponíveis pode ser muito útil na escolha do melhor sistema para uma determinada propriedade.

Existem três tipos principais de geração de energia fotovoltaica residencial: sistemas ligados à rede (On-Grid), fora da rede (Off-Grid) e híbridos.

Os chamados sistemas ligados à rede (On-Grid) são os mais populares e têm uma ligação direta à rede eléctrica. Desta forma, o excesso de energia é transferido para a distribuidora de energia e o proprietário recebe um desconto na sua conta. E se a geração de energia elétrica não for suficiente para satisfazer as necessidades da casa, a rede irá fornecer o resto.

O sistema fora da rede (Off-Grid) é um sistema autónomo que não está ligado à rede elétrica. É frequentemente utilizado em locais remotos que não estão ligados à rede. O excesso de energia gerada pelos painéis fotovoltaicos pode ser armazenada em baterias para fornecer energia em dias chuvosos, nublados ou à noite.

Os sistemas híbridos, por outro lado, caracterizam-se pelo fato de estarem ligados à rede, mas também são capazes de armazenar o excesso de produção em baterias, complementando assim as características dos sistemas ligados à rede e dos sistemas fora da rede.

Os sistemas híbridos oferecem ainda mais independência para o utilizador, pois também podem fornecer energia durante a noite. Além disso, estes sistemas são capazes de reduzir ainda mais as contas de eletricidade, uma vez que a rede é utilizada com menos frequência.

Como funciona a energia solar para as casas

A energia solar para residências funciona com a ajuda de painéis solares que são instalados no telhado da casa e geram energia elétrica quando o sol brilha. Esta energia é enviada para o inversor solar, que converte a eletricidade de corrente contínua em corrente alternada, de modo a ser compatível com a eletricidade da casa e pode ser utilizada para eletrodomésticos e outros dispositivos.

Se a sua casa gera mais energia do que a que utiliza com um painel solar, a energia extra é alimentada na rede do distribuidor, dando-lhe um “crédito energético”.

Para saber mais sobre este tópico, visite a página Como Funciona a Energia Solar Fotovoltaica.

Alguns dos benefícios da energia solar residencial incluem:

  • Reduzir as contas de eletricidade em até 95%;
  • A energia solar aumenta o valor da sua casa;
  • A energia solar residencial é sustentável;
  • A energia solar não faz barulho;
  • Instalação rápida.

Veja mais: A energia solar residencial vale a pena? | O que é a Energia Fotovoltaica?

Was this article helpful?

Related Articles