fbpx

Tudo sobre a eficiência dos painéis solares

Muitas pessoas se perguntam o que é a eficiência dos painéis solares. Aqui você pode aprender exatamente o que é a eficiência de um painel solar.

Qual é o rendimento (eficiência) de um painel solar?

A eficiência de um painel solar é basicamente a porcentagem de energia solar que o painel solar converte em energia eléctrica por m2. Em outras palavras, um painel solar com uma eficiência de 16,5% converte 16,5% da energia que cai sobre o painel por m2 em energia elétrica.

Você deve saber que a eficiência medida dos módulos solares é medida em condições de laboratório, STC (Standard Testing Conditions). 

STC significa “condições normais de teste” e é o padrão da indústria solar para as condições sob as quais um módulo solar é testado. Usando um conjunto fixo de condições, todos os módulos solares podem ser comparados e avaliados com mais precisão. Existem três (3) condições de teste padrão:

Temperatura da célula = 25°C. A temperatura da própria célula solar, não a temperatura ambiente. (Sim, todo o módulo solar deve estar a uma temperatura de 25°C durante o teste).

Irradiância solar = 1000 watts m2. Este número refere-se à quantidade de energia incidente em uma determinada área em um determinado momento. (Esta quantidade de energia de 1000 W/m2 é uma média da radiação solar incidente sobre a superfície terrestre).

Massa de ar = 1,5. Este número é difícil de medir porque se refere à quantidade de luz que deve passar pela atmosfera terrestre antes de atingir a superfície terrestre e está principalmente relacionado com o ângulo do Sol em relação a um ponto de referência na Terra.

3 verdades sobre a eficiência dos módulos solares monocristalinos ou policristalinos

  1. Quanto mais eficiente for um painel solar, melhor será a célula utilizada para o fazer;
  2. Quanto mais eficiente for um painel solar, mais energia solar produz por metro quadrado (Wh/m2);
  3. Os painéis solares mais eficientes tendem a ser mais caros.

Passo a passo para calcular a eficiência de um módulo solar

Para este cálculo você precisa da altura e largura exatas do módulo solar e também da sua potência.

Exemplo: Um módulo solar com 330 watts e altura de 1,956 m e largura de 0,992 m.

 Calcular a área do módulo solar = > 1,956 x 0,992m = 1,940352 m².

 Divida a potência do módulo solar pela sua área = > 330 / 1,940352 = 170,07 watts/m².

O resultado 170,07 watts/m² é a potência de saída do módulo, considerando que foi colocado em laboratório 1000 watts/m² precisamos achar a eficiência.

Divida o resultado da potência de saída pela potência de entrada => 170,07 / 1000 watts/m² = 0,17007

Divida o resultado acima por 100 para obter a porcentagem de eficiência em porcentagem = > 0,17007 / 100 = 17,007%.

Ou seja, o painel solar calculado no exercício acima tem uma eficiência de 17,007% sob condições de teste padrão. 

Nós compilamos esta tabela para você entender as diferenças na eficiência dos módulos solares com tecnologia cristalina. Os módulos solares de silício cristalino são os mais utilizados no mundo e representam hoje cerca de 80% do mercado. Isto significa que o painel solar que irá instalar no seu telhado é muito provavelmente feito de silício cristalino.

#Tip 1: coeficiente de temperatura do módulo solar

O silício de que a célula solar é feita é um semicondutor e os semicondutores perdem eficiência quando expostos ao calor. Se o módulo for testado a 25°C, isso não reflete as reais condições brasileiras às quais o módulo será exposto. Portanto, procure sempre por módulos fotovoltaicos com o menor coeficiente de temperatura possível. Se uma empresa de energia solar lhe oferece um módulo solar com um coeficiente de temperatura superior a 0,5%/°C, não se preocupe!

O coeficiente de temperatura é sempre especificado na folha de dados de um módulo solar. Se o fabricante do módulo solar não conhece o seu coeficiente de temperatura, também deve manter-se afastado deste módulo.

Os coeficientes de temperatura ideais para módulos solares cristalinos estão entre 0,35 e 0,47% por °C acima de 25 °C.

#Dica 2: Não confundir a eficiência da célula solar com a eficiência do módulo solar.

A célula solar tem uma eficiência maior do que o módulo solar porque quando a célula é “encapsulada” num módulo solar, há uma perda de eficiência durante o processo de fabricação devido a vários fatores. Portanto, se você quiser usar um painel solar para sua casa ou empresa, você deve se preocupar apenas com a eficiência do painel solar.

Was this article helpful?

Related Articles