Conversão da luz solar em eletricidade
A energia solar é proveniente da luz do sol para garantir o consumo residencial e empresarial de itens que necessitam de eletricidade. Entretanto, como é possível essa conversão?
O painel solar fotovoltaico instalado apresenta diversos átomos e, quando entra em contato com a luz do sol, geram o movimento dos elétrons, criando-se, então, a luz elétrica. Essa conversão é conhecida como efeito fotovoltaico e, por isso, podemos chamar a energia solar de energia fotovoltaica.
Para que o efeito fotovoltaico seja possível, é preciso converter a corrente elétrica contínua em uma corrente alternada (ou corrente de baixa tensão) e contar com um inversor, que é o responsável pela conversão entre luz do sol para eletricidade consumível.
Vantagens e desvantagens da energia solar
Apesar de ter muitos benefícios, a energia solar também apresenta alguns pontos negativos, principalmente quando falamos do investimento. Para não restar dúvidas, confira as principais vantagens e desvantagens de possuir um sistema de energia solar:
Vantagens
- Ela uma fonte de energia renovável, alternativa e sustentável comparada aos meios tradicionais de consumo de energia;
- Tem impacto extremamente baixo no meio ambiente, sendo considerada uma energia limpa;
- Tem uma fonte de energia gratuita e torna-se mais barata;
- Pode gerar até 95% de redução na conta de luz;
- Geração de créditos de energia que podem ser utilizados para o consumo noturno;
- É capaz de durar até mais de 25 anos e têm baixa necessidade de manutenção.
Desvantagens
- A mudança climática pode impactar diretamente na produção de energia, como em dias nublados ou durante à noite;
- Caso queira armazenar energia será necessário adquirir baterias para este armazenamento;
- Antes de reduzir a sua conta de luz, este é um investimento de valor elevado.
Nota-se que os pontos positivos superam os negativos, mas não os sobrepõem. É sempre recomendado planejamento e paciência na troca de um meio tradicional de energia para energia solar fotovoltaica.
A longo prazo, a energia solar traz muitas vantagens, que compensam as desvantagens, não apenas para quem a instala, mas para o mundo ao seu redor.
Fatos interessantes
Agora que você está inteirado no assunto, é hora de conhecer alguns fatos interessantes! Confira as 3 principais curiosidades sobre o uso da energia solar fotovoltaica:
O Brasil tem grande potencial para o uso da energia solar
Além de gerar uma redução nos gastos com energia em até 95%, o Brasil tem grande potencial para utilizar a energia solar em sua vida. Isso porque o país é capaz de gerar até 15 trilhões de megawatts no ano, segundo pesquisa feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2019.
Na prática, isso quer dizer que o Brasil conta com 2.200 horas anuais de insolação, o que dá abertura não apenas para a produção da energia solar, mas a possibilidade de expansão de indústrias que desejam trabalhar de forma mais sustentável e rentável. Também segundo a Aneel, até 2030, será possível um investimento de até R$100 bilhões em energia fotovoltaica.
O uso de energia em dias sem sol
Comentamos anteriormente que é necessário da luz do sol para que a energia da sua residência, fazenda ou empresa possa funcionar, entretanto, o que acontece quando nos deparamos com dias nublados ou de chuva?
Diferente do que pensam, a energia solar fotovoltaica usa a luz, e não o calor. Essa confusão tende a gerar mitos sobre a falta de funcionamento em dias nublados, por exemplo. Os painéis solares captam quaisquer raios de sol durante o dia, mesmo quando passamos por dias frios ou mal iluminados. A captação é em menor escala, mas ela acontece normalmente.
Durante à noite, toda a energia gerada e não utilizada no dia é enviada para a rede pública e convertida em créditos que podem ser usados para compensar o consumo noturno.