As lâmpadas, aparelhos e equipamentos elétricos, que chamamos de cargas elétricas da residência, consomem energia enquanto estão ligados e em operação. A energia que essas cargas necessitam para funcionar pode vir de duas fontes distintas quando existe um sistema fotovoltaico instalado e operante na residência.
De modo geral, durante o dia, as cargas da casa utilizam a energia diretamente do sistema, que representa o chamado consumo instantâneo. Essa quantidade não fica registrada no código 003 do medidor (Veja mais em “O que é consumo instantâneo?”).
Durante a noite, o sistema fotovoltaico não gera energia pois não há luz solar suficiente. Assim, toda a demanda de energia das cargas da casa é atendida pela energia que vem da rede da distribuidora. A energia “entra” pelos cabos que estão no poste do padrão, passa pelo medidor de energia e vai para a residência para ligar/atender as cargas ligadas na casa (lâmpadas, geladeiras, chuveiros elétricos, etc.). Essa energia da distribuidora que foi consumida pela casa, fica registrada no medidor de energia sob o código 003 e a sua distribuidora apresenta esses valores de consumo na fatura sob o nome de “energia consumida” ou “energia fornecida”.