fbpx

Como entender o relógio medidor?

Durante o processo de homologação do sistema fotovoltaico, a sua distribuidora de energia faz a substituição do “relógio” medidor. A troca do medidor representa a última etapa do processo de homologação. A distribuidora retira um medidor convencional (unidirecional analógico ou digital) e instala um medidor bidirecional. O novo medidor é capaz de diferenciar a quantidade de energia que entra na residência como consumo da quantidade de energia que sai da residência como injeção de energia do sistema fotovoltaico.

Esses medidores bidirecionais são digitais/eletrônicos e podem ser programados para registrar mais de 20 grandezas elétricas diferentes. O registro de cada grandeza é identificado por um código numérico que costuma ficar no canto superior esquerdo ou à esquerda, antes do valor atual da grandeza. O medidor altera automaticamente a grandeza exibida em seu display tela de forma cíclica, passando por todas as grandezas configuradas e voltando a exibir a tela inicial (geralmente um teste de display que acende todos os números ou a data e hora atual).

De modo geral, duas grandezas são extremamente importantes para os sistemas fotovoltaicos:

1) a quantidade de energia da distribuidora que foi consumida pela residência

2) a quantidade de energia produzida pelo sistema que foi injetada na rede da distribuidora.

O consumo de energia fica registrado no medidor sob o código 003. Enquanto o código para energia injetada depende do modelo e do fabricante do medidor de energia, os mais usuais são o código 103, o código 093 ou o código 55.

Was this article helpful?

Related Articles

Precisa de Ajuda?

Nāo encontrou um artigo para a sua dúvida?
Abra um chamado