fbpx

O que é energia injetada?

O sistema fotovoltaico está conectado à rede elétrica da sua residência. Assim, conforme o sistema produz energia, a energia produzida vai para a rede da residência e, em seguida, a energia produzida se divide em dois possíveis caminhos:

1) Atender as cargas da casa que estiverem ligadas durante o dia. Essa parcela da energia produzida que atende as cargas da casa chamamos de “consumo instantâneo” (Veja mais na seção correspondente);

2) Se não houverem cargas ligadas naquele instante ou se sobrar energia produzida após atender as cargas, a energia se direciona para o padrão de entrada, passa pelo medidor de energia e é injetada na rede da sua distribuidora. A essa parcela da energia produzida que foi injetada na rede da distribuidora, damos o nome de “energia injetada”.

A energia injetada, ao passar pelo medidor de energia, fica registrada no medidor sob o código 103, 93 ou 55 (depende do modelo do medidor bidirecional que foi instalado). Essa é a quantidade que aparece na sua fatura com o nome de “energia injetada” ou “energia compensada”. Apenas ressaltando que ela não representa o total de energia produzida devido a existência do “consumo instantâneo”. Para verificar a real produção de energia do sistema, acompanhe os valores disponíveis no aplicativo de monitoramento.

Was this article helpful?

Related Articles

Precisa de Ajuda?

Nāo encontrou um artigo para a sua dúvida?
Abra um chamado