A economia gerada pela energia solar tem sido um tema em crescimento para empresas dos setores públicos e privados. Mesmo com a pandemia causada pelo COVID-19, 2020 teve a maior taxa de instalação de sistemas fotovoltaicos no Brasil.
Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), as instalações deste sistema cresceram em 70% comparados aos anos anteriores em solo nacional.
A energia fotovoltaica, também popular em residências e fazendas, pode trazer diversos benefícios para grandes e pequenos empreendimentos que desejam fazer parte de um mundo mais sustentável, além de contar com uma economia de até 95% na conta de energia mensal.
Os retornos trazidos por este meio alternativo de energia são tangíveis e devem ser mantidos em pauta quando a discussão é a mudança de um sistema tradicional para a energia limpa.
Confira tudo o que você precisa saber sobre a economia de empresários utilizando o sistema de energia solar.
Economizando na conta elétrica da sua empresa
A conta elétrica pode ser considerada um dos gastos mais caros dentro das empresas. Isso porque, além de ser um pagamento mensal e por toda a vida útil do negócio, ele também está presente em todos os tipos de empreendimentos.
Independente do setor, os valores altos em contas básicas como água e luz podem ser fatores decisivos entre uma empresa lucrativa e uma que se mantém no limite de execução.
Entre a troca de um sistema tradicional de energia para a energia solar, é possível encontrar relatos importantes sobre esta economia e suas inúmeras vantagens. Em entrevista para o Portal Solar, um comerciante no setor de alimentos indicou que possui seu negócio há 30 anos e optou pelo sistema fotovoltaico em 2020 para combater as altas taxas cobradas.
Segundo o empresário Antônio Isaías, de Salto (SP), “a instalação foi muito rápida” e ele teve uma economia prevista em 95% dos gastos com energia.
Outro caso interessante é da empresária Maria de Lourdes, que comanda a “Panificação Bebéu” em Valença (RJ). Pelas contas da empresa, desde a instalação dos painéis solares, já houve uma economia de até R$ 4 mil ao mês, “o que pode gerar uma economia anual de R$ 40 mil”, diz.
Para além das empresas de pequeno porte, é possível notar que a tendência solar está em alta para os grandes nomes do mercado. Setores farmacêuticos, cosméticos e de tecnologia estão cada vez mais avançando rumo ao sistema fotovoltaico.
Nomes como Algar, Natura, Farmácia Pague Menos e L’Oréal já são referências quando o assunto é encontrar meios mais sustentáveis de fazer negócio e reduzir os custos de suas produções por meio da luz solar.
Importância da sustentabilidade nas empresas
Assim como economia gerada pela energia solar, a sustentabilidade tem sido um assunto cada vez mais em alta no setor corporativo. Essa busca por meios alternativos de consumo e priorizando reduzir os impactos no aquecimento global traz uma necessidade de adaptação por parte dos empresários.
A mudança parte diretamente dos consumidores, que buscam consumir de empresas nas quais se relacionam, identificam e compartilham seus valores. A sustentabilidade pode ser um dos laços mais importantes da atualidade e deve ser levada em conta nas próximas ações da sua empresa.
Esse tipo de atualização é de extrema necessidade quando falamos em um mundo mais verde e saudável. Neste sentido, a energia solar é um ótimo pontapé inicial para fazer uma empresa mais amigável para o meio ambiente.
Ao contrário de outros meios de energia elétrica, que emitem gases poluentes, o sistema fotovoltaico conta com uma baixa taxa de emissão e, mesmo com essa produção, ela não prejudica diretamente o meio ambiente.
Vantagens da energia solar para o seu negócio
O sistema fotovoltaico tem diversos benefícios para empresas dos setores privados e públicos e pode beneficiar empresários de todos os portes no Brasil.
Confira as principais vantagens de contar com uma energia fotovoltaica na sua empresa:
Economia na conta elétrica
A economia na conta elétrica é uma realidade quando falamos da energia solar. Neste sistema, pode-se contar com uma redução de até 95% nos gastos dessa fatura. Dependendo dos custos mensais da empresa, a economia pode ser bastante significativa.
Pouca manutenção
A baixa manutenção também é outro atrativo aos empresários que desejam migrar para a energia solar. Diferente das demais manutenções necessárias no empreendimento, os painéis solares precisam de limpeza ou outras possíveis manutenções apenas uma vez ao ano.
Em locais com ventanias e alta poluição, é indicado que o processo de limpeza seja feito a cada seis meses para garantir a captação e distribuição apropriada da energia solar.
Um bem para a vida toda
Além das diversas vantagens, a durabilidade dos painéis solares é outra pauta importante quando falamos dessa instalação. O material pode durar até 25 anos e os avanços da tecnologia facilitarão ainda mais nas instalações e reduções na conta elétrica em todo o Brasil.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a expectativa com as novas tecnologias é que existam 800 mil sistemas On Grid instalados até 2024 em solo nacional.
Crédito e financiamento
A ABSOLAR indica que a matriz energética brasileira conta com cerca de 70 linhas de crédito para compradores. Isso quer dizer que, aos que desejam fazer a instalação dos painéis solares, existem benefícios de financiamento e descontos para empresas públicas e privadas de todos os setores.
Baixa poluição
O mundo tem mudado cada vez mais a favor da sustentabilidade. Esse assunto afeta diretamente as empresas que desejam fazer parte de um futuro mais verde, contribuindo não apenas para seus negócios, mas para a vida dos consumidores.
A ABSOLAR indica que será possível a redução de 8,3 milhões de toneladas de carbono (CO²), um dos maiores poluentes conhecidos, até 2050. Além da economia, a instalação de um sistema de energia solar garante a sustentabilidade.
Alto índice de investimento no Brasil
O Brasil é um país que conta com grandes vantagens por ser tropical. Uma delas é que pode ser um ótimo momento para investidores deste setor se interessarem em fazer negócios em solo nacional.
Nosso país conta com a produção de 15 trilhões de megawatts (MW) por ano e as novas empresas e tecnologias do segmento conseguem baratear cada vez mais os produtos e instalações em prol da energia limpa.
Investimento e instalação
O pagamento da instalação ainda é um assunto que preocupa bastante os empresários, principalmente os de pequeno porte. Entretanto, a energia solar deve ser vista como um investimento.
A principal diferença entre um gasto com eletricidade e um investimento nessa mudança é justamente o retorno financeiro que a energia fotovoltaica pode dar aos que optam pela instalação.
Além da captação solar e distribuição para os mais diversos itens que necessitam de energia, o sistema solar é responsável por uma economia de até 95% na conta de energia dos responsáveis, um retorno financeiro de 4 a 6 anos, geração de empregos no setor e a mobilização do mundo rumo a um caminho mais sustentável.
Simule grátis com a Solstar
Se você é um empresário e está cansado dos altos gastos com a energia elétrica, o sistema fotovoltaico certamente é a instalação ideal para o seu negócio.
Empresas que buscam mais sustentabilidade, consciência de consumo e responsabilidade com seus consumidores começam por um mesmo caminho: a simulação de valores para este investimento.
Para simular online e gratuitamente com a Soltar, basta clicar aqui.