A pandemia já fez com que as pessoas ficassem mais em suas residências, junta-se a isto, o fato do verão estar começando este mês e o aumento na conta de energia é certo. No verão, muitas regiões sofrem com o calor extremo, principalmente o que tem acontecido nos últimos anos. Mas, é complicado pensar em dormir com o ar condicionado bem gelado se depois terá que enfrentar um rombo nas contas de consumo de energia elétrica.
E, para piorar, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que os consumidores irão pagar uma taxa extra na conta de luz a partir de 1o de dezembro. Apesar de ter afirmado em maio que não haveria cobrança extra por conta da pandemia, a agência passará a cobrar a bandeira vermelha patamar 2, a que possui maior valor no sistema de bandeiras. A decisão foi revogada porque o Brasil retornou aos patamares de consumo anteriores ao início da pandemia.
Porém, segundo a Aneel, há o comprometimento na oferta de energia em razão dos baixos níveis dos reservatórios. Assim, o uso da bandeira vermelha voltou a ser
necessário.
O consumo de energia
A estação mais quente do ano tem suas vantagens: poder se vestir de forma leve, tomar sorvete e entrar na piscina. Mas, o conforto fica prejudicado nos dias de calor, e, consequentemente, para se manter bem, o gasto de energia elétrica aumenta, e não é pouco.
De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética – instituição que presta serviços ao Ministério de Minas e Energia – o consumo de energia elétrica no Brasil em outubro de 2020 totalizou 42.426 GWh, representando avanço de 3,5% em relação ao mesmo mês de 2019.
Trata-se do terceiro avanço consecutivo em 2020, com a maior taxa mensal, desde fevereiro de 2019, e maior consumo total mensal da série histórica, iniciada em 2004.
Todas as regiões apresentaram expansão do consumo de energia, dando continuidade ao movimento de avanço disseminado por todo o País iniciado em setembro. A região Norte (+6,5%) segue como destaque, acompanhada pelas regiões Centro-Oeste (+6,2%), Sudeste (+3,3%), Nordeste (+2,9%) e Sul (+1,9%).
Em variação absoluta de consumo, destaque para a região Sudeste que apresentou expansão de 675 GWh, mais que o triplo da expansão em GWh registrado pelo Centro-Oeste que aparece em seguida com 214 GWh.
Como gastar menos
É impressionante como o uso de energia aumenta cada vez mais, não é mesmo?! E, existem aparelhos eletrônicos que consomem energia constantemente, ou seja, gasto contínuo. Por isso muitas pessoas optam pela tentativa de racionamento de energia, evitando determinados aparelhos e horários. Mas, e se falarmos que existe um jeito de você economizar na conta de energia e continuar aproveitando todos os aparelhos que o verão pede!?
Com a energia fotovoltaica você pode! Instalando o seu projeto, você começa a economizar imediatamente! Quer saber como? Entre em contato com a nossa equipe e saiba todos os detalhes.