Nas últimas décadas, a inclusão de fontes renováveis buscando maior diversificação da matriz energética mundial está se expandindo cada vez mais.
Assim, a energia renovável vem sendo considerada como uma forma de economizar, aproveitando o potencial do Brasil em produção e, também, a necessidade pela sustentabilidade.
Há também, as metas de redução de emissões de gases e a política de créditos de carbono que fomentam as discussões e reflexões e aumentam as buscas pelo investimento em fontes alternativas de energia, incluindo as formas de produção de energia fotovoltaica.
Instalação em Empresas
A energia solar nas empresas consegue colaborar para a redução de custos com contas de energia e, também, na proteção do fluxo de caixa das empresas assegurando por mais de 20 anos o retorno sobre o investimento feito para instalação do projeto.
A conta de energia é um dos principais gastos em uma empresa. E, raramente se consegue fugir dele, já que as empresas precisam manter suas máquinas, escritórios, computadores, ar condicionado, entre outros itens em funcionamento.
Assim, o uso da energia solar pode favorecer – e muito! – nesta conta, reduzindo bastante seu valor. Por isso, assim como as residências, as empresas que optam pela instalação dos sistemas de geração de energia solar percebem uma redução significativa na tarifa de energia, o que resulta em economia no orçamento.
Como funciona a energia solar em empresas
Para ter acesso a energia solar, as empresas devem instalar um sistema fotovoltaico. O projeto é constituído por um kit de energia solar, com a sua tecnologia é possível fazer a captação de luz do sol e convertê-la em energia elétrica utilizável. A partir de sua conversão, é feita a distribuição para o sistema e aparelhos. Os sistemas são conectados à rede e funcionam juntamente com a energia da distribuidora.
Regras
Regulamentação
No ano de 2012, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) promulgou a sua Resolução Normativa 482. Nela, ficaram acordadas as regras para conexão dos micros e mini geradores fotovoltaicos à rede elétrica.
Nesta resolução, está inserido o "sistema de compensação de energia elétrica", que esclarece para as distribuidoras, a compensação do proprietário do sistema pelo excedente de energia que é injetado na rede.
Ela diz respeito a sobra de energia que o sistema gera no período diurno e foi injetado na rede. Assim, esse excedente é computado pela distribuidora e torna-se crédito para a empresa.
No final de cada mês, esses créditos são automaticamente abatidos pela distribuidora da energia consumida pela empresa da rede durante o período noturno ou em períodos de baixa produção do sistema, como em dias nublados ou
chuvosos.
Assim, é possível que o consumo de energia da rede seja praticamente zerado, resultando na redução na conta de luz. Assim, você paga apenas pelo custo de disponibilidade da rede, a taxa mínima de luz.
Além de todas as vantagens financeiras, as empresas que utilizam energia solar mostram que são sustentáveis e se preocupam com o meio ambiente. Pois, cada vez mais, os consumidores procuram empresas que se preocupem com os impactos de seus produtos no meio ambiente e busquem soluções para isto. Assim, utilizar formas de energia renováveis é um requisito muito positivo, tanto para a empresa, quanto para o meio ambiente.
Muito bom, não!? Então, pra que ficar pagando muito na conta de energia?
A Solstar tem as soluções em energia fotovoltaica para a sua empresa! Fale conosco!